sexta-feira, 6 de maio de 2011

Doulas, já ouviu falar?


A palavra "doula" ( do grego antigo), é usada hoje no campo da assistência perinatal, para citar uma mulher que pretende acompanhar a gestante durante a gravidez, parto e periodo pos-natal.São mulheres com experiência, formação e dedicação a esse momento tão importante na vida da mulher.
A atuação das doulas não pode ser comparada a do médico, ou até mesmo das parteiras, profissionais que fazem parto.O trabalho das doulas é fornecer suporte físico e emocional a mulher,ou seja, ela atua como parceira desses profissionais durante o trabalho de parto, parto e puerpério. Porém, o trabalho começa durante o pré-natal.
Pesquisas comprovam o papel fundamental das doulas na humanização do parto,que vai da redução de tempo do trabalho de parto até diminuição da depressão pós-parto.Muito bom não é ?
A amplitude do trabalho das doulas abrange estimulo emocional no trabalho de parto ( favorecendo a liberação de endorfinas) massagens e exercícios , atuando no bem-estar físico e emocional da mulher durante o trabalho de parto.No pós-parto ela atua com orientação sobre amamentação e cuidados gerais com o Rn.
Quer mais informação???
BRASIL : No www.doulas.com.br, pode ser encontrados mais informações sobre o trabalho das doulas , e uma relação de profissionais no Brasil .
PORTUGAL: O www.doulasdeportugal.org , site português tem informações sobre doulas e uma lista de 28 profissionais em território português.

Um comentário:

  1. Churissss ia morrer sem saber o que é doula!! kkk Vai ser a "doula" de Michelle?? uauauau Parabens!!! Tem gosto para tudo nesta vida :D

    ResponderExcluir