
Gravidez responsável é sinônimo de pré-natal bem feito. Os exames, que têm por objetivo monitorar a gestação e o desenvolvimento da criança, podem salvar a vida do bebê ao detectar problemas antes que afetem mãe e filho. Um bom pré-natal vai avaliar e acompanhar condições pré-existentes ou decorrentes da gravidez na mãe, como por exemplo pressão alta ou diabetes e checar se há potenciais problemas com o feto. O mais importante, contudo, é que a mulher saiba que estes exames devem ser feitos por todas as grávidas, seja a gravidez de risco ou 100% normal
O ideal é que alguns exames sejam realizados antes de engravidar. E posteriormente:
1º mês
A recomendação médica é de que os exames pré-natais tenham início ainda no primeiro trimestre. Sabendo que o bebê vem aí, sua primeira bateria de exames inclui: Tipagem de sangue ABO e Rh Hemograma Pesquisa de Diabetes, Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Hepatite, HIV 1 e 2 Cultura de urina Protoparasitológico de fezes;
2º mês
Ultra-som transvaginal verifica se o embrião está bem implantado no útero, define com mais precisão o tempo de gestação e se ela é múltipla (de gêmeos)
3º mês
Ultra-som o de alta resolução, que é capaz de detectar a anencefalia aproximadamente na 10ª semana ou excluída por um exame de ultra-som até a 16ª semana de gravidez.
4º mês
Amniocentese e biópsia de Vilocorial este exame é indicado para gestantes acima dos 35 anos ou para quem está abaixo desta idade; mas tem histórico familiar de doenças cromossômicas
5º mês
Ultra-som morfológico tem por objetivo mostrar o feto em detalhes Ecocardiografia fetal indicado para portadoras de doença cardíacas congênitas ou com histórico familiar de doenças cardiovasculares, este exame procura sinais de má-formação cardíaca e é feito através de um ultra-som pélvico.
6º mês
Exame de sobrecarga de glicose - também conhecido como teste de O Sullivan (GPD), ele avalia a incidência de diabetes gestacional e é realizado através da mensuração da glicemia após a ingestão de líquido com grande quantidade calórica Ultra-som morfológico com Doppler - analisa ossos, órgãos e fluxo de sangue no bebê no cordão umbilical e nas artérias uterinas detectando cerca de 90% das más-formações existentes, além de verificar se o feto está do tamanho correto.
7º e 8º mês
Ultra-som exame rotineiro para checar peso do bebê, a quantidade de líquido amniótico e funcionamento da placenta
9º mês
Ultra-som o último acontece normalmente entre a 36ª e a 39ª semana (nesta fase é essencial acompanhar a movimentação do bebê no útero, pois está chegando a hora do parto).
Importante: Em cada consulta pré- natal devem ser avaliados: o seu peso, a sua pressão arterial e altura do útero