
Algumas mamães sofrem quando a produção de leite é incompatível com a quantidade de leite que o bebê ingere. Quando isso acontece, presenciamos a chamada mama ingurgitada, ou seja, o leite empedra e normalmente isso é motivo de dor e até de desprazer durante o ato de amamentar.
No momento em que mama fica muito cheia, e não existe a retirada suficiente do leite por parte do bebê ou manualmente pela mãe (com bomba ou ordenhando),o leite tende a ficar retido nos ductos causando o fenômeno.
O ideal é que a mãe crie o habito de sempre ordenhar ( retirar manualmente o leite)da mama, quando ela sentir que a mama esta muito cheia, o que facilita inclusive a pega correta do bebê na hora de se alimentar. Deve ser encontrado um momento e lugar tranqüilo para realizar a ordenha, de forma a facilitar a retirada do leite e diminuir as possibilidades de dor e desconforto.
No caso de já apresentar ingurgitamento, as compressas de água gelada ou gelo envolto por uma fralda são indicados e é aconselhável realizar posteriormente massagens com movimentos circulares. Sempre alternando, compressas e massagens...
Fiquem atentos! Se houver presença de febre é sinal de mastite, e deve ser procurada orientação médica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário