quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pré-natal?eu mesmo não... pra que?



Infelizmente, a quantidade de mulheres que chegam a maternidade sem ter realizado o acompanhamento pré-natal, é enorme.Na maioria dos casos, optam por realizar apenas ultrassonografia, acreditando ser esse o método mais confiável para se certificar que ocorre tudo bem com o bebê.Os exames que compõe o pré-natal, é mais abragente e envolve exames de sangue, urina, e adepender da idade da mulher, mais alguns exames específicos. ( http://maternoeinfantil.blogspot.com/2010/06/pre-natal-conheca-os-exames.html ).
Outro grupo, acredita que o acompanhamento pré-natal não é necessário, devido ao fato de ter tido outros filhos que nasceram bem sem necessidade de acompanhamento específico.
Eu já ouvi, em alguns atendimentos a frase " Pré-natal?eu mesmo não... pra que?",então aproveito esse momento para desvelar todos os benefícios que o acompanhamento traz para a gestação, o parto, pós-parto e a saúde do bebê.
Na atualidade, boa parte dos postos de saúde oferecem realização de acompanhamento pré-natal.Em sua maioria são realizados por enfermeiros, profissionais qualificados para realizar essa função.
Por isso, mesmo sabendo que a falta de dinheiro muitas vezes é utilizada como argumento para a não realização do acompanhamento pré-natal, na atualidade existe assistência, que ainda é deficiente, mas pouco a pouco está funcionando.Pode ser que o posto de saúde seja muito cheio, distante da residência, ou até mesmo não tenha profissional para realizar o atendimento, pois esses fatos fazem parte da realidade das nossas gestantes que necessitam usar o SUS.O que não pode é deixar de tentar procurar os cuidados necessários, pois gravidez mesmo não sendo uma doença, é um período que necessita de atenção e cuidado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário